As indústrias de exportação de carne de frango do Uruguai, Paraguai, Argentina e Brasil criaram ontem a Coordenadoria da Indústria Avícola do Mercosul (Ciam). Durante reunião, em Buenos Aires (Argentina), o setor decidiu que acompanhará todos os temas de interesse comum dos países-membros. Foi escolhido como coordenador o presidente da Ubabef, Francisco Turra, e como secretário o presidente do Centro de Empresas Processadoras Avícolas da Argentina (Cepa), Roberto Domenech.
A primeira missão do Ciam será acompanhar a negociação entre a União Europeia (UE) e o Mercosul para viabilizar a inclusão das pautas do setor. A proposta, conforme a Ubabef, é transformar o sistema vigente de cotas entre os dois blocos em um regime tarifário. A partir disso, será proposta também a redução da taxa dos atuais 1.025 euros por toneladas para 325 euros por toneladas.
Além disso, a coordenadoria deve trabalhar para a completa integração entre as indústrias avícolas do Mercosul. As empresas integrantes serão orientadas a adotar diretrizes e regulamentos estabelecidos pelo bloco. O Ciam também buscará a total liberalização do comércio intra e extra bloco.
Correio do Povo
Nenhum comentário:
Postar um comentário