segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Expressão de Ecologia

O Comitê Regional da Suinocultura da Região do Alto Uruguai Catarinense (Amauc) -Consórcio Lambari, recebeu na última sexta-feira, 27, em Florianópolis, o troféu Onda Verde do 17° Prêmio Expressão de Ecologia, na categoria Agropecuária – Setor Público com o trabalho de “Adequação Ambiental da Suinocultura da Região da Amauc”. Representaram o Comitê na cerimônia, o presidente da ACCS e Coordenador do Comitê Regional da Suinocultura, Losivanio Luiz de Lorenzi, o secretário do comitê, o biólogo Gentil Bonêz, e ainda, representando a Embrapa Suínos e Aves, Claudio Rocha de Miranda, a Epagri, Zemiro Massotti e o Sindicarne Herbert Hepp Júnior.

O trabalho do Comitê destaca-se por uma série de aspectos, entre os quais o envolvimento de cerca de três mil suinocultores, adoção de abordagens participativas e o envolvimento de entidades públicas, privadas e do terceiro setor que já completa mais de oito anos ininterruptos de atividades. Além disso, o Comitê abriu espaço para vincular os problemas ambientais com as questões sócio econômicas que afetam a atividade rural. O presidente da ACCS enfatiza que o prêmio mostra a importância do trabalho do comitê e produtor na questão ambiental na região. “O TAC foi uma forma de manter o produtor na atividade, hoje as propriedades estão adequadas e o produtor produzindo”. Lorenzi destaca também a participação das entidades parceiras do Comitê. “Não podemos esquecer a participação das entidades parceiras do Comitê, pois o trabalho das mesmas foram de fundamental importância para o sucesso das ações realizadas na região”.

Entre os resultados alcançados pelo comitê estão: o incentivo ao licenciamento ambiental e a instalação de composteiras para dar o destino correto aos animais mortos em 2090 propriedades suinícolas, a recomposição de 200 hectares de mata ciliar, a redução de 10% do consumo da água nas propriedades licenciadas e a melhoria comprovada na qualidade da água dos rios da região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário