segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Boa movimentação no mercado de reprodutores

A quantidade de leilões no último mês aumentou e a tendência é de maior movimentação, à medida que a estação de monta se aproxima

Por Hyberville Neto, da Scot Consultoria

Os negócios no Mato Grosso e no Mato Grosso do Sul estão aquecidos, com leilões atingindo médias altas de preços. Além da expectativa gerada pela estação de monta, a venda dos bezerros desmamados faz com que o criador tenha caixa para investir em reprodutores.
A estes fatores se soma a atual conjuntura do mercado: os preços do boi gordo firmes, com alta de 12,8% desde o início do ano. Embora tenham perdido a firmeza em algumas praças devido à seca e necessidade de venda dos animais por causa do enfraquecimento das pastagens, os preços da reposição tiveram um primeiro semestre de alta. Isto influencia positivamente o investimento em cria.
As valorizações no primeiro semestre de 2010 foram inferiores apenas às de 2008, e estão em patamar semelhante às de 2007. Este cenário é favorável ao mercado de reprodutores. Tem-se ainda a diminuição da participação de fêmeas nos abates, que ocorre desde 2006. São mais fêmeas em reprodução e, conseqüentemente, maior necessidade de touros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário