sexta-feira, 23 de julho de 2010

Como Criar Sagui


CRIAÇÃO MÍNIMA: 10 casais
CUSTO: a partir de R$ 2.800 cada
RETORNO: filhotes podem ser vendidos com dois meses de idade ou peso de 120 gramas
REPRODUÇÃO: em média, dois filhotes por ninhada, que ocorre duas vezes por ano

INÍCIO - É preciso conseguir autorização do Ibama para criar saguis comercialmente. A aquisição deve ser feita em estabelecimentos legalizados pelo instituto ou mediante depósito dos órgãos de fiscalização de animais apreendidos do tráfico. Na hora da compra, verifique se a documentação está em ordem. Na nota fiscal devem constar os números do registro do criador e de marcação do sagui, sexo e idade. Sem o documento, a criação estará sujeita a processos, multas e perda dos animais.
VIVEIRO - com boa adaptação em cativeiro, o sagui, ou o casal de saguis, se acomoda bem em viveiros de, no mínimo, 1,20 x 0,60 x 0,60 metro. Disponha brinquedos, cordas e balanços para os macacos manterem-se em atividade. O ninho deve ser do tipo caixa de madeira, para esconderijo e dormitório.
CUIDADOS - a criação exige rigoroso manejo sanitário. O viveiro deve ser mantido limpo e desinfetado. Outra recomendação é vermifugar de seis em seis meses. Como ainda não existem estudos conclusivos sobre a vacinação antirrábica em saguis, alguns veterinários não indicam a aplicação de vacinas contra a raiva. No entanto, há outros que recomendam o uso de vacinas que usam a tecnologia recombinante disponível em estabelecimentos especializados.
ALIMENTAÇÃO - o sagui come de tudo, e sua alimentação deve ser bem variada e rica em opções. Nas refeições diárias, forneça no mínimo uma fruta, como banana, mamão, maçã, manga, laranja, uva e outras frutas da época. Entre os legumes, ofereça pelo menos um tipo, como cenoura, vagem, quiabo, batata-doce, inhame e beterraba, todos cozidos sem sal. Adote o mesmo preparo para o grupo de proteínas, que deve incluir carne em pedaços, frango desfiado, ovos ou soja, além de queijo fresco, tenébrios ou grilos. Para completar o cardápio do dia, acrescente arroz integral, ervilhas, lentilhas, feijão, milho cozido, iogurte, pão, bolacha de água e sal, goma sem açúcar, geleia de mocotó, girassol ou favos de mel. O leite pode ser misturado com um suplemento alimentar para humanos, encontrado em supermercados. Há ainda disponível em lojas especializadas a ração para macacos. Durante os primeiros quatro meses de vida, misture diariamente 0,5 mililitro de um calcioterápico em leite, água, iogurte ou fruta.
ATENÇÃO - chocolates e salsichas não podem ser fornecidos ao sagui. Ambos alimentos possuem em sua composição elementos químicos que podem ser fatais para o pequeno macaco. Outra precaução no manejo do sagui é evitar o fornecimento de alimentos que tenham tido contato com a boca ou a saliva de alguma pessoa. O herpes humano leva o animal à morte.
DOENÇAS - entre as principais doenças que podem acometer o sagui, estão verminoses, enterites, ectoparasitos e pneumonia. Sempre que necessário é importante que se procure um veterinário especialista em animais silvestres, de preferência com recomendação.
REPRODUÇÃO - em cativeiro, a maturidade sexual do sagui é atingida, em geral, após dois anos de vida. A fêmea leva cinco meses para completar a gestação e, em média, dá duas crias por ninhada, duas vezes ao ano. Com dois meses de vida, os filhotes podem ser desmamados.

Pierre J. Alonso - zootecnista
Fonte: Revista Glogo Rural

5 comentários:

  1. fico muito agradecido por vocês me imformarem como melhorar a forma de criar o meu sagui que se chama romario ,ele ja era bem cuidado agora vai ficar melhor os cuidados com ele , desde já tenham os meus agradecimentos. jeferson / pit bull

    ResponderExcluir
  2. Opa!Obrigado A Criar Meu Sagui Eu Não Sabia Oque Fazer Com Oque Ele podia Comer ou não,Eeee é so isso QUe ele Não Pode(Só Chocolate e Salsicha)????

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito de suas orientações mas ainda tenho muitas dúvidas sobre como criar meu sagui , e tenho muita dificuldade em conseguir um veterinário especialista em animais silvestre, se possivel me ajude

    Grata Jussandra

    ResponderExcluir
  4. gostaria de saber se é possivel após ja ter o sagui em casa conseguir uma liberação do ibama p/ legalizar a sua permanencia aqui..sem interesse comercial..

    ResponderExcluir
  5. GOSTEI MUITO DO ESTUDO SOBRE O SAGUI QUERIA SABER SE E POSSIVEL FICAR COM ELE ACHEI NO MEU SERVIÇO ELE E RESEM NASCIDO COMO FAZER?

    ResponderExcluir