sexta-feira, 18 de junho de 2010

Como Criar Tatu


Pra complementar o post de ontem rerolvi colocar o "como criar" o Tatu.
Espero que gostem...
CRIAÇÃO MÍNIMA: 5 fêmeas e 2 machos
CUSTO: R$ 11.300 (animais, viveiro, caixas de recria e equipamentos, registro no Ibama, plantio de roças e capital de giro)
RETORNO: em 18 meses
REPRODUÇÃO: entre 12 e 18 meses
INÍCIO - a implantação de um criadouro de tatus exige registro e licenciamento do Ibama. A caça do animal na natureza é permitida somente com autorização do órgão ambiental, desde que haja exemplares em abundância na região. Tatus também podem ser comprados de outros criadores, com preço médio de R$ 100 por cabeça.
AMBIENTE - as instalações para criação de tatus devem contar com espaço para 5 matrizes e 2 machos. Cada viveiro deve ter piso cimentado, com tela e semicoberto. As medidas indicadas para a construção são 6 x 5 x 2 metros de altura. Se a opção for iniciar com 10 fêmeas e 4 machos, aumente o espaço para 10 x 5 x 2 metros. Dentro de cada viveiro inclua uma caixa de alvenaria ou de madeira com terra.
CUIDADOS - manter as instalações do criadouro limpas é uma medida preventiva para proteger a saúde dos animais e a qualidade dos produtos que eles podem gerar. Por isso, é recomendado realizar limpezas semanais. Uma vez por mês, faça uma desinfecção do ambiente com cal e cloro. A cada três meses, os tatus devem receber vermífugo em pó para suínos.
ALIMENTAÇÃO - os tatus são onívoros, o que facilita a alimentação. Comem todos os tipos de vegetais, como grãos, folhagens, legumes e frutas. Uma dica é plantar mandioca, abóbora e frutas no local para fornecer à criação comida a custo baixo. Carnes, vísceras, carcaças em bom estado e até animais vivos também fazem parte das refeições dos tatus. Além disso, aceitam ração de todo o tipo.
REPRODUÇÃO - com um ano de vida, os tatus já podem procriar. A gestação do tatu fêmea leva de três a quatro meses e gera de dois a quatro filhotes. Em cativeiro, o tatu consegue realizar dois partos por ano. Assim que desmamados, entre 60 e 90 dias após nascerem, os filhotes devem ser transferidos para recria em outro cativeiro ou em caixas de alvenaria de 2 metros quadrados.
Dicas fornecidas por Fabio Morais Hosken que é zootecnista e consultor para criação de animais silvestres.
Fonte: Revista Globo Rural

Um comentário:

  1. Boa tarde

    Voce teria mais literatura sobre ciação de tatu? ou algum contato?

    ResponderExcluir