quarta-feira, 2 de abril de 2014

Mortalidade de codornas




(Foto: Ernesto de Souza/Ed. Globo)


Minhas codornas estão botando ovos muito grandes e colocando a madre para fora. O que devo fazer para evitar mais perdas de avesUenito CarlosItuiutaba (MG)

Na avicultura, o ato de colocar a madre (útero) para fora, conhecido como prolapso de oviduto, ou prolapso de cloaca, indica que a fêmea tem dificuldade para botar um ovo grande ou muito macio.

A luz tem efeito decisivo sobre a maturidade sexual, produção, persistência, peso dos ovos e prolapso de oviduto em aves de postura. Produtores devem verificar o melhor programa de luz para sua região. Existem duas regras básicas para a elaboração de um programa eficaz: não forneça iluminação crescente durante a fase de recria das aves nem permita redução do período de luz diária durante a fase de produção. Um programa de luz crescente e gradual deverá fornecer à codorna em produção 16 horas de luz diária, considerando o período de luz natural.

A pulorose (doença bacteriana), cujo agente patogênico é a Salmonella Pulorum, tem o prolapso de oviduto como um dos sinais clínicos. As aves se infectam ingerindo água ou alimentos contaminados com o patógeno. Mantenha sempre limpos gaiolas e demais equipamentos usando desinfetantes e vassouras de fogo.

CONSULTOR: JOSÉ EVANDRO DE MORAES, pesquisador científico da Unidade de Pesquisa e Desenvolvimento de Brotas, da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento (SAA), Rua Sebastião Soares, s/no, Caixa Postal 105, Brotas (SP), CEP 17380-000, tel. (14) 3653-1102, joseevandro@apta.sp.gov.br

FONTE: GLOBO RURAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário