domingo, 25 de dezembro de 2011

Muchea Sales Yards. WA - Austrália

Olááá!!
Então..
       Dia desses iámos para Perth e  o Richard (gente boa que trabalha para a exportadora Wellard e tem gado aqui na fazenda) nos convidou para conhecer o Muchea Sales Yards, que fica no caminho. Ele tinha que passar lá pra dar uma olhada em um gado e fomos de arroz pra ver o local.
      Esse gigantesco lugar se resume a milhares de pens (currais, baias ou como queiram chamar) onde os animais (bovino e ovino) das propriedades são levados para serem comercializados, como num mercado mesmo.
      Acontece que este Estado que estamos (Western Australia) é fortíssimo no setor agropecuário, e mais exatamente no raio de 600Km tendo Perth como centro, se concentram a massiva maioria de propriedades, sendo composta, por pequenas e médias fazendas (mas que são grandes para os nossos padrões). Para se ter uma idéia, as grandes propriedades que se localizam mais no norte e sudeste do Estado, são as "stations", tem como tamanho regular 250 mil hectares. Mais impressionate ainda, é uma de 2 milhões e 200 mil hectares!!!! Isso é quase um terço da austrália.uahuahuahua.. Pois bem, depois falo melhor das stations.
       Então, são muitas e muitas fazendas por aqui e um sistema de comercialização bastante expresivo. Vamos á ele, simplificado:

  • São duas as empresas exportadoras: Wellard e LSS. Elas tem os próprios navios que exportam para países como Indonésia, Arábia Saudita, Israel e etc. Elas compram gado das fazendas, mantêm eles em confinamento (como nesse que trabalhamos) e depois metem tudo no navio.
  • Só que para facilitar a vida dessas dusas empresas, existem outras, super famosas e de importância vital para o setor. São as Landmark, Elders, Roberts e mais umas duas. Elas mandam e desmandam na agropecuária da Austrália. Fazem tudo: imobiliário, venda de material rural, financiamento, negócios de gado, mercado financeiro...enfim, milhares de coisas. Dentre elas, são agentes entre os produtores rurais e a Wellard/LSS. O produtor paga uma taxa à essas empresas e têm garantia na venda do seu gado, como uma imobiliária mesmo.
  • Então, chegamos aos Sales Yards. Esse giganteco lugar (que parece o Riocentro), provido pelo governo federal e que custou 70 milhões de dólares, fornece condições para que produtores mostrem seus peixes para as empresas e estas também ás exportadoras, além de haver leilões dos gados menos interessantes.


A infra-estrutura do local impressiona mesmo. Além do tamanho, presenciamos rampas duplas, rampas elevatórias para ovinos, yard ante-tronco movido á controle remoto, nove currais separatórios, limpeza impecável e maquinário apropriado (bobcat). No vídeo dá pra ver a separação em ação quando o Richard selecionava o gado que ele queria.
    Isso era um sábado e o único gado que tinha lá era justamente o que fomos ver. Os dias mais movimentados para compra, venda e leilão são segunda e quarta, mas mesmo assim valeu á pena conferir a famosa Muchea. 

Allan


























Vídeos



Nenhum comentário:

Postar um comentário