quinta-feira, 21 de julho de 2011

Escore de Locomoção - Mais uma nova e valiosa ferramenta de manejo

ebookescoreloco1

A utilização ferramentas de manejo que permitem a identificação de problemas através de avaliações visuais vem crescendo nos últimos anos. Alguns exemplos são o escore de condição corporal, o escore de cocho, o escore das fezes e mais recentemente o escore de locomoção.
O escore de condição corporal permite identificar excessos ou déficits de energia na dieta e está correlacionado com produção e, principalmente, reprodução. O escore de cocho permite identificar problemas relacionados com a palatabilidade da dieta e/ou com fatores que afetam o consumo de alimentos, já que este está diretamente relacionado com a produção dos animais. O escore das fezes permite identificar alguns distúrbios nutricionais e pode ser afetado pela matéria seca e digestibilidade da dieta.
O mais recente é o escore de locomoção, que consiste em uma avaliação visual qualitativa para verificar a habilidade das vacas em caminhar, identificando animais com problemas de locomoção, principalmente de casco (afecções de casco, laminite, etc.).
Em muitas situações os problemas de casco originam-se de um distúrbio nutricional denominado de acidose ruminal, que causa modificações na pressão sanguínea e pequenas hemorragias nos vasos periféricos do animal (normalmente na sola do casco), problema este denominado de laminite. A determinação precoce destes problemas permite que sejam feitos ajustes na alimentação e no manejo pode evitar grandes perdas econômicas, diminuindo os problemas de variação no consumo, produção e reprodução.

Nenhum comentário:

Postar um comentário