domingo, 10 de julho de 2011

Apicultura: Alternativa para geração de renda em assentamentos rurais

A apicultura (criação de abelhas) é uma atividade produtiva que pode ser praticada, com sucesso, por agricultores em pequenas áreas rurais, incluindo assentamentos.
As melhores áreas para a implantação de apiários são aquelas em que a ação do homem não se fez presente com tanta intensidade e que apresentam flora nativa variada para a produção de mel e de outros produtos apícolas em quantidades que possibilitem comércio para geração de renda adicional aos agricultores.
Nos assentamentos rurais, a atividade apícola pode ser implementada simultaneamente com outras atividades, o que representa, além da geração de renda e emprego, melhoria na dieta alimentar de inúmeras famílias. Algumas das características próprias à atividade apícola favorecem sua adoção por parte das famílias de agricultores: a necessidade de pequenas áreas para a implantação de colméias; o ciclo curto da produção de mel e também a necessidade de pouco capital inicial, além da baixa manutenção.
A Embrapa Pantanal desenvolve uma pesquisa participativa em assentamentos na cidade de Corumbá – MS, desde 2008, articulada por meio de ações multidisciplinares e multi-institucionais. O pesquisador Vanderlei dos Reis, convidado do Prosa Rural, assinala que o mel possui a grande vantagem de ser um produto estável e de durabilidade muito maior, diferentemente do leite que deve ser extraído e comercializado em um curto espaço de tempo.
O Prosa Rural é o programa de rádio da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O programa conta com o apoio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

Nenhum comentário:

Postar um comentário