terça-feira, 10 de maio de 2011

Estratégias para minimizar os desafios imunológicos no leitão recém- desmamado

ebookimunoleitao1
Introdução: O sistema imunológico do leitão é imaturo e o seu lento desenvolvimento o torna suscetível às doenças. Já nas primeiras horas de vida, o leitão, para ser considerado saudável, deve ingerir o colostro, pois esta é a sua primeira fonte de anticorpos. O leitão leva quatro semanas para desenvolver um padrão imunológico razoável e, normalmente, os desmames ocorrem antes deste momento.
No desmame ainda há uma baixa produção de HCl no estômago e podem ocorrer lesões severas nas vilosidades intestinais. A preservação da integridade do epitélio intestinal é fundamental, pois ele é responsável pela absorção de nutrientes, pela absorção e secreção de minerais e de água, pela secreção de muco e serve como barreira contra fatores antinutricionais das dietas e de agentes microbianos.
Assim, uma forma de não prejudicar o metabolismo do leitão recém-desmamado é a de beneficiar o seu estado imune a partir do uso de dietas contendo ingredientes imuno-potenciadores. Estes aditivos/ingredientes, adicionados às dietas, podem favorecer a manutenção de um intestino sadio, através da inibição de adesão dos patógenos, da manutenção da estrutura das células epiteliais e da modulação da resposta imune.

Nenhum comentário:

Postar um comentário