terça-feira, 19 de abril de 2011

Melhoria contínua e pró-atividade: Reconquistando mercados


Um dos segmentos do agronegócio brasileiro que mais sofreu com a crise em 2008/09 foi a pecuária, deu a volta por cima no ano passado e estabeleceu metas ambiciosas para 2011. A elevação dos preços e a volta do aumento do consumo que marcaram 2010 anunciam um novo ciclo de expansão para o setor, que com certeza investirá pesado para manter o crescimento. Sem deixar de lado o mercado interno, os pecuaristas estão focados no externo pois querem alcançar US$ 5 bilhões em exportação em 2011 – marca atingida em 2008, mas perdida no ano seguinte.
O presente momento é muito favorável a conquista dos mercados que se perderam durante a crise, segundo os especialistas, isso devido ao Brasil ser o principal país a ocupar o espaço deixado pela Argentina no mercado internacional. A Argentina vem reduzindo drasticamente os seus embarques nos últimos anos.
Além é claro das políticas públicas que podem interferir de forma determinante no sucesso das atividades, tanto no que diz respeito ao mercado interno quanto a exportações, existem outros fatores que são muito importantes para o sucesso da pecuária, como o aperfeiçoamento constante na busca do aumento da qualidade, tanto dos produtos quanto dos processos.
A melhoria da qualidade é a abordagem sistemática, coordenada e baseada em prioridades relacionadas à melhoria das normas de desempenho e à redução dos custos em todas as funções da organização, no contexto seriam as fazendas.
A melhoria da qualidade é basicamente olhar pro futuro, procurando atingir elevados e significativos níveis de desempenho, através da identificação e solução de problemas da qualidade. O cliente (interno e externo) deve ser sempre observado. As principais fases para a melhoria da qualidade são:
Definir a política, os objetivos e as estratégias de qualidade da organização;
Desenvolver um plano anual de ação para a melhoria da qualidade;
Criar e capacitar equipes para trabalhar sobre os problemas estratégicos vitais.Para tanto surge um termo as vezes não tão fácil de encontrar como adjetivo nas pessoas, este termo é “proatividade”, o colaborador que tem esta característica não atua de forma intempestiva; ele se antecipa às causas, de forma a prevenir efeitos indesejados. Ser proativo é ter a capacidade ou a competência para se antecipar ou prevenir futuros problemas. Por exemplo, o agricultor proativo estuda os efeitos dos fenômenos el niño e la niña em sua região, antes selecionar o que e quando plantar; enquanto o agricultor reativo é surpreendido pelos fenômenos meteorológicos decorrentes (muitos não sabem do que se trata!).
Olhando de forma mais abangente, considerando agora a organização proativa, podemos dizer que é aquela que não apenas acompanha simplesmente o desenvolvimento natural, mas que se antecipa às transformações do cenário produtivo da sua época e se capacita para surpreender os integrantes da cadeia de fornecimento com produtos (bens tangíveis, serviços e informações processadas) que encantam e fidelizam a todos. Uma organização proativa, pública ou privada, jamais se surpreende com as mudanças bruscas de panoramas, pois adquire a condição de se antecipar às adversidades do mercado. Conforme estabelece a FNQ, a organização proativa é aquela que: “planeja suas atividades e documenta seus procedimentos; capacita seu pessoal para executar as tarefas dentro dos padrões estabelecidos; possui programas para prevenção de problemas e para eliminar ou reduzir o impacto de suas atividades e produtos na sociedade e nos ecossistemas; antecipa as demandas dos clientes e das outras partes interessadas”. O insucesso persegue as organizações alheias ao seu tempo.
Assim sendo, neste início de ano devemos ter em mente a importância da busca pela melhoria contínua e o valor de sermos pró-ativos nos nossos trabalhos, com certeza a pecuária brasileira sairá ganhando, assim como os seus clientes no mercado nacional e internacional.

João Gabriel Dourado Ferriani Branco

Fonte: IEPEC

Nenhum comentário:

Postar um comentário