sexta-feira, 18 de março de 2011

Dietas para confinamentos sem alimentos volumosos

dietaparaconf

O uso da tecnologia de dietas sem volumoso, baseada na utilização do grão de milho íntegro (sem triturar), é mais uma opção de dietas no confinamento para nutrição animal.
O conceito desse tipo de dieta já tem uma história relativamente antiga, tendo sido pesquisada e utilizada nos Estados Unidos, na década de 1970. Naquela época, o conceito era um pouco diferente do de hoje: o uso de aditivos era restrito e associado ao perfil de acabamento requisitado pelo mercado estadunidense. Isso levou ao desuso do conceito, e os nutricionistas focaram na ideia de milho floculado.
Já na Argentina o uso dessa tecnologia paranutrição animal é mais recente, favorecido pelo perfil dos bovinos utilizados com essa dieta. Com base em terminação de animais de origem inglesa (Angus e Hereford) e seus cruzamentos, o abate de animais muito jovens (menos de um ano) e com peso entre 200 e 300 kg propiciou o largo uso desse conceito.
No Brasil, começou-se a trabalhar com o conceito em 2005, quando a Nutron, mais uma vez, inovou em tecnologias utilizadas para terminação de animais em confinamento. Aqui o desafio parece ser maior, com animais mais pesados, erados, não castrados e de origem zebuína, principalmente o nelore e seus cruzamentos. A Nutron, observando as características dos animais brasileiros e das estruturas utilizadas para o confinamento, aliadas à capacidade de produção de milho, elaborou o produto concentrado proteico, mineral, vitamínico e com aditivos mais completo para ser ofertado aos animais confinados, utilizando o conceito de nutrição animal com grão de milho inteiro e sem o uso de volumoso. De 2005 até hoje, desde a elabograno de nosso primeiro produto (como a ração grano entero) até os produtos atuais, houve evoluções constantes, buscando aliar desempenho com segurança nutricional e viabilidade econômica.
A dieta se caracteriza pela grande praticidade em fornecer aos animais confinados somente dois ingredientes: o milho e o pellet concentrado proteico, vitamínico e mineral ajustado ao desafio desse tipo de dieta. A proporção mais indicada e utilizada da dieta é de 85% de milho íntegro e 15% do pellet concentrado dessa forma, baseada fortemente no milho como ingrediente. Vem daí o nome da ração “grano entero”, uma ligação com o nome utilizado na Argentina. Na ração grano entero o grão de milho tem de estar inteiro, ou seja, íntegro e não pode ser triturado. Como o conceito é baseado principalmente no ingrediente “milho”, temos uma dieta de alta concentração energética, que resulta em um consumo reduzido, em razão do efeito químico da alta energia sobre os mecanismos que regulam o consumo dos bovinos. O consumo mais baixo, aliado ao alto desempenho em ganho de peso e rendimento de carcaça proveniente da energia disponível, resulta em melhorias da conversão alimentar, com valores entre 135 e 145 kg de matéria seca por arroba colocada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário