sábado, 12 de março de 2011

Avaliação dos animais na pecuária de leite é importante para a valorização do rebanho

O melhoramento genético visa conseguir, de alguma forma, fazer com que os animais de um rebanho leiteiro tenham, cada vez mais, características positivas de produção. Isso pode ser feito utilizando-se técnicas que vão interferir no processo de reprodução, para que a herança de características positivas seja maior que a de negativas, por meio de duas técnicas básicas: seleção e cruzamentos. 
O cruzamento busca vantagens oferecidas pelo vigor hibrido, que acontece quando animais de duas racas diferentes são acasalados, e cujos descendentes se apresentam superiores. Já a seleção é um processo no qual um determinado indivíduo de uma população é escolhido para produzir descendentes. 
Em gado de leite, podemos dizer que a seleção de uma vaca é feita com base na sua capacidade provável de produção, que depende de uma análise dos registros produtivos ao longo de sua vida, e também de seus descendentes. Entretanto, determinadas características de tipo estão correlacionadas com a produção leiteira. 
A avaliação de tipo é um processo de analise das características morfológicas externas dos animais, que vai permitir a identificação dos tipos biológicos que possam ser criados e produzam leite de forma eficiente nas condições de criação da maior parte das propriedades. A conformação tem um papel importante na exploração econômica de um animal, porque influi na capacidade produtiva, na longevidade e no valor comercial.
Dentre as características de tipo, a conformação do úbere e aprumos conferem vida produtiva mais longa ao animal. A forma e inserção do úbere e das tetas são importantes para facilitar a ordenha e podem ser considerados, apesar de terem baixa correlação com a produção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário