sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Milho, um importante ingrediente para avicultura

ebookmilho
O milho é o principal ingrediente utilizado nas dietas de monogástricos e merece atenção especial em todo o processo da fabricação das rações. É importante levar em consideração que a composição do milho pode ser influenciada pelo tipo de solo, adubação, condições climáticas, tipo de híbrido, além da contaminação física, química e microbiológica, que afetarão sua composição nutricional.
Para a produção de alimento destinado ao consumo animal, a qualidade do milho é importante, uma vez que pode afetar o custo da produção, o desempenho zootécnico e a qualidade das carnes e dos ovos. Portanto, para o milho entrar na fábrica, deve seguir um plano de controle de qualidade que será discutido neste artigo.
Quando o problema no milho são as micotoxinas, inúmeras vezes ele está relacionado com a decisão de que destino deverá ser dado aos grãos. Freqüentemente, quando esta situação ocorre, não há uma estratégia desenvolvida ou implementada para que decisões sejam tomadas de maneira satisfatória. Na literatura, encontram-se excelentes trabalhos técnicos que informam sobre a origem, a caracterização química, a toxicidade e os efeitos das micotoxinas sobre a saúde e o desempenho dos animais. Por outro lado, poucos trabalhos focam o problema das micotoxinas sob o ponto de vista da fábrica de ração, demonstrando como proceder diante do aparecimento de grãos contaminados e evitando, desta forma, os malefícios que tais ingredientes podem ocasionar no campo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário