sábado, 16 de outubro de 2010

Curtimento sem cromo é valorizado no mercado

Em busca de um método de curtimento de couro que tenha boa qualidade e não ofereça risco ambiental, pesquisadores da Embrapa Pecuária Sudeste investem na tecnologia cromo free. O curtimento com cromo ainda é o mais utilizado, mas os resíduos desse processo podem ser prejudiciais ao meio ambiente e à saúde dos consumidores. Preocupados com isso, os importadores pressionam cada vez mais a indústria brasileira a lançar mão de curtentes alternativos.
De acordo com Manuel Jacinto, pesquisador da Embrapa Pecuária Sudeste, a tecnologia de curtimento cromo free já existe, mas é pouco utilizada por apresentar alguns agravantes. O principal deles é o custo.
— O cromo ainda é o curtente que tem o custo mais baixo em comparação aos benefícios que promove no couro. O couro fica extremamente bem curtido, muito macio e resiste mais à água quente e a temperaturas elevadas. Então ele não é substituído porque oferece vantagens econômicas — aponta o ecólogo.
Embora não seja tão vantajosa economicamente, a tecnologia cromo free atrai a atenção da indústria curtumeira em função das novas exigências que surgem no mercado. Nem mesmo os tratamentos que eliminam o cromo dos efluentes do curtume, evitando a poluição do meio ambiente, convencem os importadores da segurança do processo. Segundo Jacinto, o curtimento sem cromo, também conhecido como curtimento ecológico, tem cada vez maior aceitação no mercado.
— Os próprios importadores sofrem pressão dos consumidores, que estão se recusando a utilizar produtos de couro ou que tenham sido feitos com couro curtidos com cromo — alerta.
De acordo com Jacinto, a tecnologia alternativa de curtimento, além de evitar prejuízos ao meio ambiente, pode ser uma forma de aumentar as exportações do couro nacional, já que tem grande aceitação no mercado externo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário