sábado, 2 de outubro de 2010

COELHOS - VANTAGENS DA CRIAÇÃO DE COELHOS EM PEQUENAS PROPRIEDADES


A exploração de coelhos de raças para produção de carne, é uma importante atividade para pequenos agricultores que a utilizam para o consumo próprio, sendo uma espécie de produção animal que oferece inúmeras vantagens em relação a outros tipos de exploração agropecuária.
Assim destacamos alguns aspectos relevantes.
- Pouca área para as instalações:
A superfície destinada para o galpão ou disposição das gaiolas, dependerá de quantos coelhos queremos criar. Cada coelho necessita de um espaço de 3600 cm² aproximadamente.
Portanto, para prover carne para uma família, será mais que suficiente preparar um coelhário de 6 m².
- Alimentação:
O alimento é o custo mais importante na criação de coelhos para carne; porém em pequenas criações familiares podemos aproveitar os subprodutos e restos da horta; podemos também, utilizar forragens como aveia, azevém, etc.
A forragem deve ser ministrada murcha o que diminuirá a quantidade de água em sua constituição, pois a alimentação quando baseada unicamente com vegetais pode ocasionar diarréias com alta mortalidade. Devido a isso, os grãos ( aveia, trigo, milho) que serão fornecidos quebrados no caso do milho, ou milho em espiga com palha (nunca moído - pode ocasionar problemas respiratório) somados a um alimento balanceado - ração - são excelentes para complementar uma ração apropriada.
- Carne de excelente qualidade:
A produção familiar de coelhos, nos permite obter a baixo custo uma carne rica em proteínas, com reduzido nível de colesterol e de alta digestibilidade.
- Mão de obra:
A criação pode ser manejada ou conduzida por indivíduos jóvens, mulheres ou idosos.
- Ciclo de produção curto:
Os animais podem iniciar a reprodução com quatro meses em relação as fêmeas e seis meses os machos, observando sempre que os animais devem ter alcançado 80% do peso adulto. A gestação (30 dias), a lactação (30 dias) e o abate em média se realiza ao 85 dias de vida (2.400 kg/vivo)
- Produtividade:
1 coelha: 6 partos por ano x 6 filhotes desmamados = 36 coelhos para abate.
Rendimento aproximado por coelha em produção: 1,5 kg de carne x 36 coelhos = 54 kg de carne.
- Adaptação as variações de temperatura:
O animal adulto tolera bem o frío, devendo-se se dar boa proteção aos láparos recém-nascidos.
As gaiolas e/ou galpões devem ser protegidas dos ventos frios.
Em locais de altas temperaturas se deve proteger o coelhário com sombra (árvores de folhas caducas).
- Aproveitamento:
Podemos aproveitar o esterco, com uma alternativa de reciclagem através da utilização de minhocas "da califórnia" para a produção de húmus. Em alguns casos podemos colocar as minhocas diretamente embaixo das gaiolas evitando-se a proliferação de moscas e reciclando-se os dejetos continuamente.

Um comentário:

  1. alexandro santos almeioda7 de fevereiro de 2012 às 13:41

    gostaria de saber se posso crialos soltos,e qual a raçao adequada e tambem qual vitaminas devo dar para eles, ogrigado

    ResponderExcluir