Há quem diga que o melhor amigo do homem não é o cão, mas a vaca. Por quê? Há muito tempo o bicho fornece muito mais do que carne e leite. Atualmente, é possível aproveitar quase todo o corpo desse animal como matéria-prima para a fabricação de muitos produtos.
O leite é fundamental para a produção de 400 tipos de queijos, requeijão, iogurtes, manteiga, margarina. Isso sem contar bolos e doces. O couro é usado para fazer sapatos, roupas e até gelatina, que também pode ser feita de osso. Essa, por sua vez, dá maciez ao chiclete, chocolate e gomas comestíveis.
Aproveita-se ainda os ossos, sebo (gordura do animal), mocotó (tirado das patas), chifres e alguns órgãos, totalizando dezenas de itens (confira alguns ao lado).
Os bovinos não fornecem apenas alimentos e matéria-prima para fabricação de produtos. A força do bicho também começou a ser usada para transportar objetos muito pesados há milhares de anos. Foi fundamental para a agricultura, carregando o arado da terra (que a deixa mais adequada para receber as sementes). Mesmo antiga, essa técnica ainda é utilizada em regiões mais pobres.
Nenhum comentário:
Postar um comentário