sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Ovos grandes causam dor e estresse para galinhas, diz associação


Para o produtor Tom Vesey, ovos grandes exigem mais da galinha.
Associação pede para que consumidores optem por ovos menores.

Os consumidores preferem os ovos maiores na hora de comprar, mas a associação britânica de produtores alerta que ovos grandes provocam dor e estresse para galinhas, segundo reportagem do jornal inglês "Daily Mail".

O presidente da entidade, Tom Vesey, disse que tem insistido para que os consumidores britânicos usem dois ovos pequenos em seus omeletes em vez de um grande. Além disso, segundo ele, os ovos menores têm um gosto melhor.

Vesey, que conta com 16 mil galinhas em sua fazenda em Monmouthshire, no Reino Unido, ressalta que é doloroso para o animal ter que colocar ovos maiores. "Há também o estresse, uma vez que exige mais da galinha para botá-los."


Segundo Vesey, os agricultores só produzem ovos grandes porque recebem mais dinheiro dos supermercados. Ele pediu para que as empresas paguem mais pelos ovos médios, o que faria com que a produção desse tipo de item aumentasse.

No entanto seus comentários foram alvos de críticas por parte das empresas, que afirmam que os consumidores compram ovos maiores --aqueles com peso superior a 63 gramas--, pois eles apresentam uma melhor relação qualidade/preço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário