domingo, 12 de setembro de 2010

A ORIGEM DA SERICICULTURA

Existem muitas lendas e mitos que contam o surgimento da seda, mas foi na China que tudo começou. Na cultura chinesa, a Imperatriz HSI LING SHI, é venerada como deusa da seda por ter inventado o tear e tê-lo utilizado na produção de tecidos de seda.
Testemunhos arqueológicos da época Shang (século XVI ao século XI A.C.) mostram que a sericicultura já encontrava em estágio muito avançado. Concretamente há evidências da existência de um ideograma para seda, em língua chinesa, já em torno do ano 2640 A.C.
Por muitos séculos apenas a China produzia tecidos de seda. No século III A.C., as exportações chinesas tiveram início pela “Estrada da Seda”. Durante a dinastia HAN OCIDENTAL (206 A.C. a 24 D.C.) a seda chinesa já era famosa, em todo o mundo devido ao intenso tráfego comercial entre a China e Europa.
No império romano, o tecido era muito apreciado valendo literalmente seu peso em ouro.
Com a diminuição do contato entre a Europa e a Ásia, foram necessários alguns séculos para que o bicho-da-seda atingisse a Europa, especialmente a França, Itália e Espanha. Isso aconteceu após as cruzadas.
No século XIV, as cidades italianas de Gênova, Florença e Lucca, eram famosas pelas suas tecelagens de seda. A França a partir da segunda metade do século XV começou a estimular a indústria local, fazendo com que Lyon, se tornasse um dos maiores centros mundiais de tecelagem de seda, posição mantida até hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário