sábado, 18 de setembro de 2010

Nova opção de poedeiras


O mercado nacional de poedeiras ganhou uma nova opção. A Embrapa Suínos e Aves (Concórdia/SC) e a Gramado Avicultura assinaram, na Expointer, em Esteio (RS), um acordo para comercializar as poedeiras Embrapa 031 e Embrapa 051. As duas empresas também vão atuar em conjunto no desenvolvimento de pesquisas de melhoramento genético com a intenção de melhorar as linhagens já criadas pela Embrapa.

A poedeira comercial Embrapa 031 produz até 310 ovos castanhos por ano, com peso médio de 59 gramas, das 21 até 80 semanas de idade. Ela possui alta viabilidade, com peso médio ao final da postura de 2,350kg e consumo total de ração de cerca de 54kg ao longo de toda a vida. Por ser ave de tamanho maior do que as demias ofertadas no mercado nacional, é adequada para criações rústicas, podendo ser alimentada com dietas mais baratas, especialmente nos casos de criações em piso. Comparando-se com outras poedeiras do mercado, a Embrapa 031 possibilita uma redução nos custos da alimentação de R$2,60/ave instalada.

Já a poedeira colonial Embrapa 051 oferece uma produção bem superior às aves coloniais rústicas. Uma galinha colonial comum produz cerca de 80 ovos a cada ciclo. Já a Embrapa 051 atinge de 280 a 300 ovos. E ela também é uma galinha híbrida, considerada de duplo propósito, isto é, com capacidade para produção de ovos pelas fêmeas e de carne pelos machos (abatidos com 120 dias). A poedeira se destina a criações semi-confinadas ou agroecológicas. Apesar de apresentar características coloniais, ela preserva todas as vantagens da avicultura comercial, como o controle sanitário e a garantia de qualidade do produto oferecido ao consumidor.

Embrapa Suínos e Aves

Um comentário: