quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Mitos e verdade sobre a carne suina

A carne suína é cercada de tabus, por já ter sido considerada extremamente gordurosa e fazer mal à saúde. Mas o que poucos sabem é que, de meados da década de 1980 até hoje, o porco perdeu 31% da gordura, 14% das calorias e 10% do colesterol e sua carne tornou-se saudável e muito saborosa

- Mito – A carne de porco é prejudicial à saúde humana: A carne suína disponível atualmente não merece os conceitos errôneos de que é gordurosa e faz mal à saúde. Ao contrário, trata-se de um alimento nutritivo e saboroso, muito equilibrado em sua composição e, que pela sua abundância em vitaminas e minerais, deveria ocupar um maior espaço na mesa do consumidor brasileiro.

- Mito – A carne de porco causa doenças: Existe um mito de que a carne de porco transmitiria a cisticercose. Porém, a doença pode ser provocada por qualquer tipo de carne (suína ou bovina) ou verduras e frutas mal lavadas. Atualmente, com as técnicas utilizadas nas suinoculturas, é praticamente impossível a contaminação. Os animais criados soltos têm maior probabilidade de transmitir o problema. A contaminação por carne bovina ainda é alta, pois os animais necessitam de pastagens.

- Nem mito, nem verdade – Por conta do excesso de hormônio, a carne de porco é mais saudável que a carne de frango: A carne de porco hoje em dia é mais saudável, mas por causa de um processo de melhora na criação desses animais. Em relação aos hormônios da carne de frango, segundo pesquisadores da Embrapa, o maior ganho de peso e eficiência das aves é devido ao somatório dos resultados de 40 anos de pesquisas em seleção genética, determinação de três exigências nutricionais e balanceamento de cada nutriente e energia das dietas, ambiência adequada com controles de temperatura, umidade do ar e ventilação das instalações. O hormônio não é utilizado na avicultura.

Desde 1980, a carne de porco está menos gordurosa e calórica. Essas mudanças se devem aos avanços da genética, através do cruzamento e seleção de animais. O percentual de carne magra era de 50% antes da década de 1980. Atualmente, a carne magra representa de 58% a 62%.

Além disso, a carne suína possui mais gorduras "desejáveis", chamadas de insaturadas (65%), do que gorduras "indesejáveis", conhecidas como saturadas (35%). O que é muito apreciado por nutricionistas. O alimento também é rico em ácido linoleico, que neutraliza de forma eficaz os efeitos negativos do ácido palmítico, que é uma gordura saturada.

- Mito – Não se deve ingerir carne de porco após fazer tatuagem: Mito infundado, pois a carne de porco não tem nenhuma relação com a tatuagem, ou seja, pode ser ingerida sem problemas desde que preparada de maneira correta.

- Verdade – Carne de porco mal cozida pode transmitir parasitas: Sim, toxoplasmose e teníase, causadora da cisticercose.

- Mito – A carne de porco é muito gorda, com altos níveis de colesterol e de difícil digestão: Atualmente, o nível de colesterol contido na carne de um suíno é semelhante às outras carnes (bovinos e aves) e está perfeitamente adequado às exigências do consumidor. É importante saber que a quantidade de colesterol não está diretamente relacionada à quantidade de gordura.

Um exemplo claro disso é o camarão, que apesar de ter menos gordura do que o suíno, apresenta taxas maiores de colesterol – de 97 a 164 mg/100g –, enquanto a carne suína tem entre 56 e 97 mg/100g de colesterol.

Outro exemplo: O nível de gordura em 100g lombo cozido é de aproximadamente 6,7g, enquanto em 100g de filé mignon cozido chega a 10g

- Mito – Carne de porco causa alergia: Apesar de frequentemente ser referida pelas pessoas como causadora de sintomas alérgicos, alergias são raramente causadas pela carne suína. Os alimentos desencadeantes de alergia alimentar variam de acordo com a idade de exposição e com os costumes regionais, além de outros fatores. São aceitos como principais alimentos relacionados à alergia alimentar: leite de vaca, ovos, amendoim, soja, nozes, peixes e frutos do mar.

- Mito – Carne de porco provoca homossexualidade: A afirmação, divulgada no site da organização muçulmana Ahmadiyya, é um mito infundado.

- Nem mito, nem verdade – Carne de porco é considerada a mais saborosa das carnes: A carne suína é macia e tem um sabor muito agradável, que é o motivo de sua grande aceitação. Em pesquisa recente, a aceitação desta carne, quando relacionada ao sabor, foi de 92%. Porém, essa mesma pesquisa mostrou o desconhecimento da população brasileira. Cerca de 35% dos entrevistados referiu-se ao alimento como perigosa e nociva a saúde.

- Mito – Usar limão na carne de porco diminui a gordura e melhora a digestão: É um grande mito popular dizer que temperar a carne com limão diminui a gordura e auxilia a digestão. Isso não é verdade. A quantidade de gordura continua sendo a mesma e o processo de digestão também.

Saúde Plena

2 comentários:

  1. Renata muito bacana seu post. Devemos lembrar, também, que a carne suína é a mais consumida no mundo (só na Europa o consumo per capita é de 45 Kg). No Brasil, cada pessoa come cerca de 13 Kg/ano de carne suína e 34,5 Kg de carne bovina/ano. Contra motivos religiosos não há o que se fazer, mas a classe de profissionais envolvida com a cadeia de Produção Animal precisa desmitificar a carne suína, o ovo, etc. Ainda bem que já existe uma campanha (PNDS) financiada pelo Sebrae (42% dos recursos), juntamente com a ABCS e CNA para aumentar o consumo de carne suína no nosso país. Na pág. 8 do Argumento Suíno tem mais informações sobre a campanha:
    http://www.abcs.org.br/images/stories/JornalABCS/jornal_abcs_12.pdf

    Hoje, a maioria das granjas suinícolas são tecnificadas e têm rígido controle sanitário e nutricional, sem contar que o Melhoramento Genético dos animais proporciounou grandes ganhos na qualidade da carne ao longo dos anos.

    Parabéns pelo seu blog, sempre faço uma visitinha mesmo não deixando comentários!! Abs

    ResponderExcluir
  2. Oi Flávia...
    Vc está certíssima! Concordo totalmente com o que vc citou.
    Obrigada pelo post e Obrigada por visitar este blog.
    Ele é feito com mto carinho.
    Até

    ResponderExcluir