domingo, 19 de setembro de 2010

Brasil é alvo de programa americano de exportação



O Brasil é um dos mercados prioritários dos Estados Unidos dentro do pacote detalhado ontem pelo governo Barack Obama que visa dobrar as exportações em cinco anos. Com isso, o Brasil receberá atenção especial dos americanos para receber financiamentos, nas negociações para a abertura de mercados e nos esforços de promoção comercial.
O Brasil é citado 25 vezes no relatório de 74 páginas entregue a Obama por técnicos que trabalham no esforço para fazer com que as exportações americanas, que em 2009 somaram US$ 1,57 trilhão, cheguem a US$ 3,14 trilhões em 2015. Só a China, com 34 menções, é mais lembrada no relatório do que o Brasil.
Sobre o Brasil, o relatório faz referência ao forte crescimento do País, que cria oportunidades de exportação. Também é apontado um segundo grupo de economias emergentes dinâmicas que merecem atenção especial, incluindo economias como Colômbia, Africa do Sul, Turquia e Vietnã.
O Brasil se tornou prioridade, diz o relatório, do banco que financia exportações de empresas americanas, o Eximbank, ao lado de outras oito economias, como o México, a Índia e a Nigéria. Na exportação de serviços, o foco são os turistas brasileiros que visitam os Estados Unidos. Uma da propostas é facilitar o acesso para que brasileiros entrem com pedidos de vistos nos consulados americanos.

Leia o relatório sobre exportação no site www.commerce.gov
Fonte: Valor Econômico

Nenhum comentário:

Postar um comentário