terça-feira, 17 de agosto de 2010

Exportação de carne bovina será retomada em setembro


O ministro da Agricultura, Wagner Rossi, informou nesta quarta-feira (11/08) que a retomada da exportação de carne bovina para os Estados Unidos será feita no início de setembro. Inicialmente, a projeção de volta das vendas era para o final de julho e, depois, para agosto. Segundo Rossi, a expectativa era mais otimista porque a suspensão da comercialização foi uma iniciativa do governo brasileiro, no entanto, os americanos quiseram ter conhecimento dos exames laboratoriais feitos nos produtos.

Rossi explicou que o prazo final para a comprovação da eficiência do plano de trabalho está próximo. O plano foi elaborado pelo governo em conjunto com os frigoríficos e exames estão sendo realizados para comprovar que a carne terá o nível de vermífugo aceito pelos americanos.

Pequenos e médios

O ministro da Agricultura relatou, ainda, que teve uma reunião com representantes da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec) e da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) na manhã desta quarta-feira. De acordo ele, a Abiec está preocupada com a situação financeira dos pequenos e médios frigoríficos e pediu a formulação de uma política específica do governo para o setor.

A mesma solicitação foi feita ao ministro do Desenvolvimento, Miguel Jorge, e ao ministro da Fazenda, Guido Mantega. "Claro que queremos dar um apoio a estes industriais da carne que têm sofrido um pouco com dificuldades momentâneas financeiras", disse Rossi. "Estamos analisando um pouco mais estruturalmente a situação dos pequenos e médios", afirmou.

Ele disse que aguardará um demonstrativo do setor - com dados da situação das empresas e do volume de empregos - solicitado por Mantega. Com isso, a "lição de casa" estaria com os frigoríficos. A expectativa é a de que, até o final da semana, os números sejam apresentados ao governo.

O embargo à carne bovina brasileira já dura mais de dois meses. O produto teve exportação suspensa para os Estados Unidos devido à existência de vermífugo acima dos padrões norte-americanos.

Globo Rural

Nenhum comentário:

Postar um comentário