sexta-feira, 11 de junho de 2010

Como Criar Minicoelho

Pra completar o post de ontem, resolvi colocar o "como criar" o minicoelho
Espero que seja proveitoso...

CRIAÇÃO MÍNIMA: três grupos de raças diferentes com três fêmeas e um macho CUSTO: o preço unitário oscila entre R$ 70 e R$ 80

RETORNO: um ano

REPRODUÇÃO: de quatro a seis coelhinhos

INÍCIO - cursos oferecidos no mercado dão orientações sobre a atividade, o que pode facilitar para quem não tem experiência com o manejo dos minicoelhos. Adquira exemplares de coelhários com referências e, na hora da escolha, leve em consideração a qualidade genética e a saúde dos animais.

AMBIENTE - locais com temperaturas que variam de 18 a 25 graus célcius são ideais para os minicoelhos, embora eles sejam resistentes ao frio. Já ambientes muito quentes, acima de 30 graus, prejudicam a criação. Previna-se com a construção de galpões arejados, na posição leste-oeste, bem iluminados e com laterais de tela de arame e mureta de 0,5 metro para proteção. Como alternativa para reduzir alguns graus da temperatura, use ventilação interna e acomode mantas térmicas embaixo do telhado, o qual também pode ser resfriado com aspersores de água. Mas não deixe passar correntes de vento com a instalação de cortinas ou o cultivo de uma cerca viva.

GAIOLAS - dentro dos galpões, os minicoelhos ficam em gaiolas de arame galvanizado e com bandejas no fundo para limpeza de dejetos e restos de alimentos. Para abrigar uma fêmea e o ninho com os filhotes, as medidas devem ser de 60x60x40 centímetros. Água e ração são servidos em cumbucas de barro, opções mais baratas que gaiolas com comedouros de chapa galvanizada encontradas no varejo. A madeira é o material para os ninhos de 30x25x15 centímetros, mas o fundo deve contar com uma tela removível para retirar a sujeira.

CUIDADOS - a higienização frequente dos coelhários é necessária para evitar a exposição da criação a riscos de contaminação de doenças. O uso de lança-chamas é recomendado uma vez por mês para limpar o local. Os minicoelhos preferem o silêncio a locais barulhentos, que provocam estresse e ansiedade nos animais, levando-os a ter problemas circulatórios, respiratórios e digestivos.

ALIMENTAÇÃO - os minicoelhos são herbívoros, por isso se alimentam de vegetais, mas em pequenas quantidades. Forneça hortaliças pré-murchadas para que não fermentem e causem problemas intestinais. São aceitas pelos minis alfafa, rami, ramas de batata-doce, aveia e feijão guandu, além de outros grãos, abóbora, gramíneas, ervas aromáticas e banana. Como têm habito noturno, eles se alimentam à noite. Para ganhar peso mais rapidamente, ofereça ração peletizada específica para o consumo de coelhos na quantidade diária de 70 gramas. Água limpa e fresca à vontade.

REPRODUÇÃO - o coelho anão é bom procriador, porém gera menos filhotes que as espécies maiores. Dos minis nascem de quatro a seis crias após um mês do acasalamento. Os láparos devem ser mantidos aquecidos sob 35 a 39 graus célcius, o que pode ser feito com a aproximação de uma lâmpada de 60 Watts acesa. Em 35 dias são desmamados. A cobertura, que acontece durante segundos, tem melhor resultado quando realizada pela manhã e no entardecer. Leve a fêmea até a gaiola do macho nesses horários.

Fonte: Revista Globo Rural

Nenhum comentário:

Postar um comentário