![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhQrDNY91BwLDVtwjTLgCUXJsAk96TMDjw7FUpDNwH7YlKU6N59lz2Zm-qmhOk1FSBIBRbQYXQmkGKNlgVOV5Ro3fnRwT-h7BFUDPeLmmTCyzq93U9L7cF5rgUxde_lFI9LAampnSJ6KkYi/s400/lebre.jpg)
A lebre insere-se na mesma família que o coelho, sendo sua "prima afastada". Apesar de serem muito parecidos, a lebre e o coelho distinguem-se facilmente pelo tamanho (a lebre é maior - 50 a 70 cm; 2 a 7 kg), pela cor (a lebre apresenta uma cor amarela acastanhada, sendo a mesma mais evidente na parte superior do seu corpo) e, sobretudo, pelas orelhas (evidentemente maiores nas lebres do que nos coelhos). Outra característica notável nas lebres é o comprimento dos seus membros posteriores, membros esses que lhe permitem atingir velocidades na ordem dos 55 km/H. Além disso, a lebre é um animal que também nada e trepa sem qualquer dificuldade. As suas crias já nascem com uma pequena capacidade motora e visual, nascendo também já com pêlo. A lebre divide-se em três géneros distintos:
![](http://www.bragancanet.pt/patrimonio/images/lebre.jpg)
Lepus;
Caprolagus;
Pronolagus.
No total, cada género contém perto de 40 subespécies.
![Imagem da Lebre](http://www.imagensgratis.com.br/imagens/original/imagem-da-lebre.jpg)
Sendo uma espécie herbívora, a base da sua alimentação é constituída por ervas e colheitas agrícolas. É um animal solitário que habita quer em bosques protegidos quer em terrenos abertos, com vegetação adequada. Normalmente tem uma a três ninhadas por ano; o período de gestação é de 42 a 44 dias e a ninhada é constituída por uma ou duas crias (raramente três),com cerca de 100 g de peso, que, ao contrário dos coelhos, nascem já de olhos abertos e com pêlo, sendo amamentadas até às três semanas. Alcançam o peso de adulto aproximadamente aos 150 dias. O macho atinge a maturidade sexual aos seis meses e a fêmea aos sete/oito meses. Vive um máximo de 9 anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário