![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjl3Vw85WIZDkvIFLQHiTq_qQGuKwgOv4ZNIUL1TJSD-Fz_UBIupcoahB3hCvVFkaOsdpYN9UI_j4CKqVMZWkfbYf8W2j2ocLs1CYc4R_-j0Mwdde5ngRfjC5pPP1ZxaAf8gXBApU_ze4Y/s400/9.jpg)
O resultado foi superior ao obtido no mesmo período de 2009, que havia registrado queda de 5,3%, porém abaixo da média da indústria geral, que foi de avanço de 16,2%. Os setores vinculados à agricultura, de maior peso na agroindústria, apresentaram desempenho semelhante aos setores associados à pecuária, com crescimentos respectivos de 4,4% e 4,3%. O grupo inseticidas, herbicidas e outros defensivos para uso agropecuário teve alta de 34,1%, e o segmento madeira, 23,8%.
"O crescimento de 6% da produção agroindustrial deve-se à safra recorde que está sendo colhida este ano, ao aumento moderado do volume e dos preços exportados de algumas commodities e da recuperação na fabricação de máquinas e equipamentos agrícolas. Vale destacar também a baixa base de comparação no primeiro semestre do ano passado, decorrente dos efeitos da crise econômica internacional ocorrida no final de 2008, que provocou queda nas exportações e nos preços internacionais", afirma o IBGE, em nota oficial.
O cenário positivo para a agroindústria e o aumento da renda agrícola estimularam os investimentos no setor, refletidos sobretudo nos avanços observados em máquinas e equipamentos agrícolas (50%), em adubos e fertilizantes (3,1%) e em defensivos agropecuários (34,1%).
Nenhum comentário:
Postar um comentário