terça-feira, 4 de outubro de 2011

Dia dos Animais


Hoje, dia 04 de outubro, é o dia Mundial do Animais, celebra-se desde 1930 em mais de 45 países. A data foi escolhida para homenagear São Francisco de Assis, padroeiro dos animais, que morreu nesta data no ano de 1226.
O animal não é algo inanimado, é um ser vivente e senciente, tem sua vida própria, que é importante para ele independentemente da utilidade dele para nós. Eles não estão apenas no mundo, têm consciência disso. O que lhes acontece tem importância para eles. Cada um tem uma vida que pode ocorrer melhor ou pior. Essa vida inclui uma série de necessidades biológicas, individuais e sociais.
Quando, há pouco mais de setenta anos, se criou este dia, poucos podiam prever que num futuro não muito longínquo esta data iria ser tão importante para a consciencialização das populações. Há que mudar as mentalidades, e acreditar que ainda é possível travar o desaparecimento de muitas espécies que estão verdadeiramente ameaçadas.
Neste dia os homenageados são os nossos amigos e companheiros animais. Não só devemos amar e respeitar os animais que vivem nas nossas casas, como também devemos reflectir e lembrarmo-nos dos muitos animais que sofrem às mãos humanas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário